sábado, 24 de março de 2012

O Santo Padre gostaria de que em todas as paróquias do mundo se celebrassem a Missa no Rito de São Pio V





 O Papa Bento XVI gostaria de todas as paróquias católicas em todo o mundo para celebrar a Missa Tridentina rito regular, um cardeal do Vaticano disse.

Cardeal Dario Castrillon Hoyos também disse a uma conferência de imprensa 14 junho em Londres que o Vaticano estava escrevendo para todos os seminários para pedir que os candidatos ao sacerdócio sejam treinados para celebrar a Missa segundo a forma extraordinária do rito latino, também conhecido como a Missa Tridentina, restrito da década de 1970 até julho de 2007 quando o Papa Bento XVI levantou alguns desses limites.

O cardeal, que estava visitando Londres, a convite da Sociedade de Missa em latim, um grupo católico britânico empenhada em promover Missa no rito tridentino do Missal Romano de 1962, disse que era “ignorância absoluta” pensar que o papa estava tentando reverter as reformas do Concílio Vaticano II, incentivando a utilização do rito.

“O Santo Padre, que é um teólogo e que foi (envolvido) na preparação para o conselho, está atuando exatamente na forma do conselho, com a liberdade que oferece diferentes tipos de celebração”, disse ele.

“O Santo Padre não quer voltar ao passado, ele está trazendo um tesouro do passado para oferecê-lo junto com a celebração rica do rito novo”, acrescentou o cardeal.

Quando perguntado por um jornalista se o papa queria ver “muitas paróquias” fazer provisão para a Missa Tridentina, o Cardeal Castrillon, um colombiano, disse: “Todas as paróquias Não muitos, todas as paróquias, porque este é um dom de Deus. .

“Ele (o Papa Bento XVI) oferece essas riquezas e é muito importante para as novas gerações conhecer o passado da Igreja”, disse o Cardeal Castrillón, presidente da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, que trabalha para ajudar os católicos tradicionalistas separados retornar ao a igreja.

“Esse tipo de liturgia é tão nobre, tão bonito”, disse ele. “A adoração, a música, a arquitetura, a pintura, faz um todo que é um tesouro. O Santo Padre está disposta a oferecer a todas as pessoas essa possibilidade, não só para os poucos grupos que pedem, mas para que todo mundo sabe disso maneira de celebrar a Eucaristia na Igreja Católica. ”

Ele também disse que sua comissão, que também é responsável por supervisionar a aplicação do “Summorum Pontificum”, o decreto 2.007 papal que autoriza a utilização universal do rito tridentino, estava em processo de gravação de seminários, não só para equipar os seminaristas a celebrar a Missa em Latina, mas para compreender a teologia, a filosofia ea linguagem dessas massas.

O cardeal disse que as paróquias poderiam usar as aulas de catecismo para preparar os católicos para celebrar missas todos os domingos como para que eles pudessem “apreciar o poder do silêncio, o poder do caminho sagrado diante de Deus, a teologia profunda, para descobrir como e por que o sacerdote representa a pessoa de Cristo e rezar com o padre. ”

Em “Summorum Pontificum”, o Papa Bento XVI indicou que as Missas Tridentina devem ser disponibilizados em cada paróquia, onde grupos de fiéis desejam e onde um padre foi treinado para celebrá-la. Ele também disse que a Missa do Missal Romano em uso desde 1970 continua a ser a forma ordinária da missa, enquanto a celebração da Missa Tridentina é a forma extraordinária.

O documento não exige que todas as paróquias seja obrigadas a estabelecer automaticamente uma programação Missa Tridentina, mas disse que quando “um grupo de fiéis ligados à prévia tradição litúrgica existe de maneira estável”, o pastor deve “voluntariamente aderir” ao seu pedido para fazer a massa disponível .

Cardeal Castrillon disse na conferência de imprensa, no entanto, que um grupo estável pode significar apenas três ou quatro pessoas que não foram necessariamente tiradas da mesma paróquia.

No final do dia, o Cardeal Castrillón celebrou a missa pontifical primeira alta no rito tridentino, em Westminster, em Londres Catedral em 39 anos. O evento atraiu uma congregação de mais de 1.500 pessoas, incluindo famílias jovens. Nenhum dos bispos Inglês ou Galês compareceram
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário